A existência deste bloguefólio vem na sequência da unidade de formação em Animação Social e Estratégias de Intervenção para o Envelhecimento Bem Sucedido, inserido no Curso de Especialização Tecnológica em Técnicas de Gerontologia na Escola Superior Jean Piaget em Viseu, orientado pelo docente Carlos Jorge De Sá Pinto Correia no ano lectivo 2009/2010. Tem como o principal objectivo de informar as pessoas da nova realidade dos nossos Idosos.
domingo, 31 de outubro de 2010
Sopa como a da nossa velha mãe não há!...
Segundo a opinião deste artigo, quando se nasce já se é velho o envelhecimento é um processo traiçoeiro e imparável, com inicio no momento da fecundação, o individuo nem dá conta deste processo.
No processo do desenvolvimento, muitas funções são substituídas por outras funções.
Nas civilizações antigas usavam os jovens na guerra e trabalhos pesados, reservando os idosos para as funções de aconselhamento, os idosos são sábios e fiéis depositários da tradição.
A sociedade tem que prezar o equilíbrio instável entre a inovação, própria dos jovens, e a tradição própria dos idosos.
Deverá criar-se lares de idosos paredes meias com infantários e jardins – escolas para que os idosos não se sentirem isolados e abandonados.
Os idosos iriam usufruir da vivacidade infantil, e transmitiriam um pouco da sua sabedoria às crianças.
Os lares infantários seriam locais de encontro e de co-construção. Não haveria centros de dia e de noite haveria apenas “centros de desenvolvimento e promoção de qualidade de vida”.
Nestes centros, os “netos” e os “avós” estariam lá apenas quando os familiares não pudessem estar com eles, por razões de força maior, ou quando os segundos quisessem, tanto à noite como de dia.
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