domingo, 31 de outubro de 2010

Os direitos específicos dos Idosos

Podemos falar em direitos dos idosos em cinco dimensões como a Autonomia leva a que sejam criadas as condições para que o idoso usufrua de bens materiais meios de remuneração pelo trabalho ou por aplicação de rendimentos próprios, que garantam a independência do idoso.
Este direito também implica manter-se no meio ambiental onde vive normalmente, enquanto o desejar em condições de sanidade.
Este direito articula-se com o direito à participação social, na família, comunidade, a nível do país e da comunidade internacional.
Acesso às fontes de conhecimento novo, adequado às suas capacidades e ao desenvolvimento intelectual de cada idoso.
Direito ao acesso de cuidados de saúde, sociais e jurídicos que permitam manter a autonomia e o bem-estar.
O direito à vida e à saúde assumem particular expressão quando ambas se apresentam muito limitadas.
O direito à vida privada, contemplando o direito às memórias, sonhos e às crenças constitui uma manifestação de individualidade, que exige respeito.
Todos os homens, particularmente os idosos, precisam de ter um sentido para continuar o que resta do trajecto que percorrem até à morte.
É necessário respeitar e compreender, única forma de garantir a verdadeira dignidade, de dimensionar a importância de cada vida para a vida de todos.
Estes direitos específicos dos idosos não são respeitados cada vez mais existem um desrespeito pelo homem idoso e pela vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário